quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Diabéticos já são 366 milhões


«A Associação Europeia de Estudo da Diabetes, reunida em conferência em Lisboa, revelou os últimos dados relativos à quantidade de pessoas infetada com uma das doenças que mais crescimento tem conhecido nos últimos anos.

De acordo com as últimas informações, um total de 366 milhões de pessoas sofrem de diabetes e a tendência é para que este número continue a aumentar.

A vasta maioria dos casos disgnosticados classifica-se como diabetes tipo 2, causada por uma dieta pouca diversificada, obesidade e falta de exercício físico.

A diabetes provoca inúmeras complicações de saúde relacionadas com a falta de controlo de acúcar no sangue, sendo, em muitos casos, potencialmente fatal.

Estima-se que a cada 10 segundos morra um doente devido a problemas relacionados com a doença (caracterizada pela não produção de insulina pelo pâncreas e decorrente descontrolo dos níveis de açúcar no sangue) e que, o número de vítimas relacionados com a doença ascenda a 4,6 milhões por ano.

 

Assunto prioritário para a ONU

A próxima reunião das Nações Unidas, entre 19 e 20 de setembro, vai ser a primeira a focar-se especificamente numa doença, após a reunião sobre a sida, em 2001, o que atesta bem da importância global que o aumento do número de diabéticos em todo o mundo está a provocar.

Os países mundias vão procurar discutir e definir soluções que ajudem a travar a ascensão da diabetes.

Uma tarefa que se afigura complicada, dado que a classe média dos países emergentes vê muitas das escolhas de vida que levam à diabetes como símbolos dos países desenvolvidos e, aspiram a atingir esse estatuto.»


in Expresso online, 14-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário